Moda polêmica: Juergen e Jacobs & Toscani e Benetton

Juergen Teller, considerado um dos fotógrafos de moda mais influentes do cenário fashion atual, lançou o livro que traz a parceria de mais de uma década com Marc Jacobs. Juergen clica para frequentemente para as revistas W e Vogue(s) – de diversas nacionalidades.

juergen copollaO livro contém páginas ilustradas com as fotografias das campanhas de Marc trazem modelos como Sofia Coppola, Meg White, Rufus Wainwright, Winona Ryder, Victoria Beckham – dentro da sacola, Kate Moss – com as guitarras e muitas outras personalidades. Repare no detalhe da bolsa sendo oferecida por Coppola ao esquilo. Consumismo declarado!

As campanhas de Jacobs, polêmicas para muitos, colocaram a moda numa arena política, o que me fez recordar das campanhas da Benetton fotografadas por Oliviero Toscani, que continua contribuindo como diretor do departamento de comunicação da marca.

A revista Colors é uma das plataformas políticas da Benetton. Existe na versão impressa há 18 anos e na versão online há quase 10 (http://lab.colorsmagazine.com/). Busquei algumas imagens para mostrar a critica acida de Toscani e também o seu humor. Dê um pulo no site da Colors e confira você mesmo.

Por Mariana Rachel Roncoletta