Mais França no Brasil

Duas exposições estão a todo vapor no Brasil. Ambas fazem parte das comemorações do Ano da França pela terra Brasilis. A magnífica de YSL e impecável de Monsieur Le Corbusier, este último não trabalhou diretamente com o meio de moda/vestuário, mas sua influência no que chamamos de arquitetura funcionalista inspira designers até os dias atuais.

 

“Yves Saint Laurent – Viagens Extraordinárias”

É a primeira exposição de YSL na America Latina. São 50 looks completos de coleções inspiradas pela África, Ásia, Espanha, Marrocos, Rússia e Índia, acompanhados por mais de 240 acessórios como braceletes, brincos, sapatos, chapéus e turbantes.

O mais antigo data de 1967, e pertence à coleção africana. O mais recente é da coleção de inverno de 1999, da série Rússia. O francês Sant-Laurent não gostava muito de viajar, e recorria à imaginação e a memória para criar. É uma exibição para se ver com muita calma. Atenção aos detalhes.

Onde: CCBB Rio – Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66

Até:19/07/2009

 

“Le Corbusier, entre dois mundos”

O arquiteto suíço é considerado uma das figuras mais importantes da arquitetura moderna. Em seu livro “Vers une Architecture”, publicado pela primeira em 1923, ele descreve o que seriam as bases para a arquitetura moderna e funcionalista e que junto com o Movimento da Bauhaus mudaram a forma de se ver e fazer produtos e estruturas.

Foi um dos primeiros arquitetos a compreender as transformações de um planejamento urbano sistemático e programado. Também criou cadeiras inesquecíveis como a quadradinha LC 102 e a Chaise longue, ambas de 1929. Certamente, você as conhece.

“Para este grande viajante, existem lugares privilegiados no planeta, entre montanhas, planaltos e planícies com grandes rios que correm rumo ao mar. O Brasil é um desses lugares acolhedores e generosos que gostamos de poder considerar como um amigo”. Nas palavras de ninguém mais que: Le Corbusier

 

À esquerda, a Unidade Habitacional de Marseille (foto: Fábio Scrugli), ao lado, uma das cadeiras mais copiadas a LC 102.

 

Onde: Galeria Principal – Brasília

SBS Quadra 4 Lote ¾

Até: 19/07/2009

 

Mariana Rachel Roncoletta